quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Por amor a Paris - uma quebra dos padrões tradicionais da criação poética




Antologia da UFF
        A poesia "Por amor a Paris" foi feita em agosto de 2009 em homenagem ao ano da França no Brasil. E em dezembro do mesmo ano, o poema foi anunciado como o vencedor do Prêmio UFF de Literatura, na categoria Poesia.
 
       “Por amor a Paris” apresenta uma estrutura poética figurativa: imagem da Torrei Eiffel. Um modelo diferenciado que quebra os padrões tradicionais e clássicos da criação poética.
 
Quadro de vidro com a poesia
       Vale lembrar que a criatividade unida com a imaginação do poeta sempre proporcionou para a Literatura de maneira geral, uma lista de inovações e surpresas na produção de textos. Na década de 1950, surgiu um movimento que propunha o fim do verso discursivo (normal), conduzindo os autores a aproveitarem o espaço tipográfico do papel. Este movimento ficou conhecido como concretismo. E os poemas concretos apelavam para a comunicação não-verbal, passando sua mensagem a partir de sua própria estrutura gráfica.
 
      Em “Por amor a Paris”, embora exista versos melodiosos, como pode conferir na maneira discursiva do poema, há na sua forma gráfica a oportunidade de interpretação poética não só pela leitura, mas também pelo seu visual.


 

0 comentários:

Postar um comentário