sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Uma lição de vida extraída do pensamento de Immanuel Kant

"Toda pessoa é um fim em si mesma". Immanuel Kant assim filosofou. E nos presenteou com uma das lições de vida mais bonitas que já conheci. 

Esse seu pensamento vai contra a ideia utilitarista, porque, na verdade, não é necessário usar alguém como meio para ser feliz. Felicidade existe de sobra na gente. Ela é uma fonte intrínseca e inesgotável mantida em cada um. 

Todos já nascem com a finalidade de ser feliz, independente do que o outro faz ou deixa de fazer. Nesse ponto somos independentes por completo, pois ninguém está nesse mundo de penetra. A gente não precisa esperar um convite de alguém para ser feliz. Somos convidados especiais com "mesa reservada", por natureza, por direito próprio.  

Kant então nos deixou um belo ensinamento "O ser humano, por ser dotado de razão, é ao mesmo tempo um fim em si mesmo".  

Ou seja, cada um pode ser feliz à sua maneira. As pessoas têm méritos em si. Já são vencedoras, já são felizes! O que distingue uma pessoa da outra é o conhecimento e a capacidade de que em certos momentos, algumas reconhecem esse aprendizado kantiano, outras não. E este é o grande desafio: lembrar e praticar essa lição de vida o tempo todo. 
.



                                                   - Rafael Clodomiro

0 comentários:

Postar um comentário