sexta-feira, 1 de julho de 2011

Debates literários sob o comando de Rafael Clodomiro

   Sede daquele que já é considerado o mais charmoso evento literário do país, a região Sul Fluminense também esteve bem representada em dois debates realizados ontem (7) e sexta-feira na Casa Clube de Autores, no Centro Histórico de Paraty.

   Sob o comando do jovem poeta voltarredondense Rafael Clodomiro, vencedor do Prêmio UFF de Literatura em 2009, seis autores da região discutiram literatura independente, mercado editorial, redes sociais e produção cultural em um dos espaços mais aconchegantes desta oitava edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

­   - Organizei as mesas, levantei os temas, mas na verdade eu me senti um verdadeiro aprendiz nestes dois dias. Meus convidados são pessoas de referência na região e o que aprendi aqui, com eles, vai ser complemento essencial para minha carreira literária, que está apenas no começo - destaca o poeta, que foi o único no estado do Rio convidado para essa curadoria.

   Na sexta-feira, aconteceu a mesa ‘A Eficiência e a Eficácia dos Concursos Literários', com os poetas Jean Carlos Gomes e Regina Vilarinhos, e com o jornalista Vicente Melo. De acordo com Rafael, foi uma oportunidade para discutir formas alternativas de um escritor ganhar visibilidade, que não pela tradicional via das grandes editoras - em geral, muito fechadas a novos autores.

   Ontem, o debate falou sobre ‘A Arte da Divulgação para o escritor independente' e foi dirigido pelas jornalistas Kika Monnteiro, Leslie Assis e Giovana Damaceno, que também é cronista e deve lançar seu primeiro livro nos próximos meses. Na mesa foram abordadas as atribuições recomendadas no relacionamento com a mídia para o escritor que acabou de publicar seu livro.

   - O Rafael me fez o convite e o tema tem tudo a ver com o que eu faço. Cheguei a ficar nervosa antes de chegar aqui, mas achei muito gostoso, as minhas expectativas foram superadas. O interessante é que as pessoas que vieram assistir estão no mesmo patamar que eu, em busca do seu espaço, foi uma troca muito positiva - conta Giovana.

Clube de autores
     O espaço de debates, que contou também com convidados de todo o país em diferentes mesas, foi organizado pelo Clube dos Autores - um empreendimento criado há pouco mais de um ano destinado à publicação de novos escritores. Através de um sistema inovador criado pelo Clube, os escritores têm a oportunidade de publicar seus livros sem a tradicional burocracia das grandes editoras, e sem as obrigações mercadológicas que estas empresas geralmente impõem.

   Assim, qualquer pessoa pode enviar o texto, bem como o projeto gráfico, e o livro fica disponibilizado para venda na internet, no site do Clube dos Autores. Quando uma compra é efetuada, o livro é impresso e enviado para a casa do cliente, em qualquer lugar do país.
 

0 comentários:

Postar um comentário