quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Poesia de Carlos Drummond de Andrade pode virar música e ser tema de videoclipe

Projeto cultural "ALira" pretende gravar a poesia "José" em forma de música e fazer um videoclipe dela em animação 3D.


Mesmo com o passar do tempo, o que é bom sempre volta, ou melhor, permanece...

            Poetas como Carlos Drummond de Andrade torna-se presente não apenas nas lembranças e nas saudades que deixou, mas também, na manifestação viva dos reflexos de suas obras literárias.

            Drummond representa até hoje destaque nas vendas de seus livros, já foi interpretado em peças teatrais, homenageado em feiras, festas e festivais literários, como na Flip em 2012.

            Agora parece que chegou a vez do poeta ser lembrado e agraciado através de música e videoclipe. O projeto cultural ALira, "POEMAS que enCANTAM", pretende gravar uma música da poesia "José" (que tem a famosa expressão "E agora, José?") e fazer um videoclipe em animação 3D com base nesta mesma canção poética.

Música e Poesia

            Não é de hoje que a aproximação da Música com a Poesia se estabelece e se fortalece.

            A relação dessas duas artes são evidentes em nosso país. Diversos artistas e bandas nacionais já mesclaram e ainda mesclam a Poesia e a Música de forma esplendorosa, como Vinícius de Morais e Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethânea, Teatro Mágico, entre outros.

            Porém, a sugestão do projeto ALira é fazer uma abordagem diferenciada. "Poesia e Música sempre estiverem próximas, reconhecemos essa conexão, e iremos musicar os poemas famosos de forma simples, mas sem perder a criatividade, tendo como influência musical os estilos: Pop, Reggae, MPB e Folk" - esclarece Rafael Clodomiro, compositor e autor dessa iniciativa cultural, que fala mais sobre a "ALira" nesse vídeo de apresentação: 



Participe do projeto

            ALira é um projeto cultural de financiamento coletivo, isto é, precisa arrecadar uma quantia para realizar seu primeiro passo: gravação da música "José" (de Drummond) e produção de um videoclipe em animação 3D.

            Cada pessoa que contribuir com algum valor receberá brindes como recompensas, além de ajudar o projeto a atingir sua meta. Os brindes são canecas, marcadores de página de livro, cadernetas com lápis, DVD's...todos personalizados com a marca da "ALira".

            Inclusive, há contribuições específicas para empresas, que receberão um espaço de divulgação da sua marca no final do videoclipe "José", além de ganharem Certificado de Colaboração e publicação de imagem com o nome da empresa colaboradora na página do facebook da "ALira".

            O projeto está cadastrado no site Catarse (www.catarse.me/pt/alira) que tem uma abordagem muito simples: aqueles que contribuem para o projeto e este alcança sua meta estipulada, todos receberão seus brindes, mas, se o projeto não alcançar a meta, os dinheiros dos que contribuíram serão devolvidos.

            ALira tem até o dia 13 de setembro de 2014 para atingir sua meta.

            Ajude esse projeto cultural a seguir em frente: catarse.me/pt/alira



0 comentários:

Postar um comentário